sábado, 11 de junho de 2016

Hora da Pipoca: Rua Cloverfield, 10

Rua Cloverfield, 10
Direção: Dan Trachtenberg
Gênero: Suspense
Duração: 103 min
É importante ressaltar antes de tudo que o filme Rua Cloverfield, 10 não é a continuação do filme found footage de mesma produção, Cloverfield - Monstro

Uma jovem chamada Michelle (Mary Elizabeth Winstead | eterna Ramona) sofre um acidente de carro e ao acordar se vê presa em um bunker com dois homens, onde um deles Howard, dono do local, insiste que houve uma espécie de ataque do lado de fora do qual o ar foi contaminado e o cativeiro é a única forma de sobrevivência dos três.

Desamparada com a nova realidade, sem certeza do que realmente possa ter acontecido e vivendo entre o medo de ter sido raptada por um tarado, Michelle não se mostra em algum momento frágil para o grandalhão Howard, interpretado John Goodman que dá vida a um homem instável, que oscila entre ameaçador e outrora um bondoso salvador. Completando o trio, John Gallagher Jr., é um vizinho de Howard, que está no filme para dar uma pequena carga descontração.

O confinamento aumenta a tensão, logo o roteiro começa a revelar pistas sobre supostas verdades, com pequenos indícios e revelações que deixam a protagonista ainda mais inquieta.

Seria Howard realmente um psicopata? Ou há um gás tóxico acima da terra? 

Rua Cloverfield, 10 conta com um ritmo frenético e trabalha muito bem na pós-produção.
O mistério do filme se mantém com a atuação de um homem, bem ou mal intencionado que há por trás do personagem de John Goodman, que passou a vida se preparando para resistir a um apocalipse. Não é só Michelle que sofre com as dúvidas, o telespectador se vê a todo instante com a pulga atrás da orelha com toda a situação, o filme é de fato um ponto de interrogação. 

Dentre vários pontos positivos, o filme conta com uma trilha sonora angustiante. E pelo menos 60% da tensão do filme é causada pela música. O que seria dos filmes de suspense sem aquela música de SUSPENSE? E a deste filme é impecável. 

Há também para incrementar ainda mais toda tensão do filme, uma fotografia trabalhada constantemente com cortes sufocantes que remetem a claustrofobia, tons escuros e pânico pelo desconhecido.

Rua Cloverfield, 10 tem um dos melhores suspenses psicológicos de todos os tempos, é extremamente sufocante e envolvente, levando em conta um elenco barato. A história lembra em alguns momentos outros filmes, como por exemplo, Room (ou "O Quarto de Jack"), mas não deixa de ser um filme original.

Mas ao chegar no final, com a revelação proposta revelada, o filme perde o clima com uma revelação a fim de levantar lucros. Desde o começo é criado uma sensação e no final - incrivelmente - parece outro filme, dirigido por outro diretor.  

Rua Cloverfield, 10 é um filme excepcional, com ótimas cenas de suspense e um elenco pequeno que com suas atuações minuciosas só engrandecem ainda mais o thriller. Mas perde o ritmo nos seus últimos 10 min. estragando a chance de um final tão bom quanto o seu resto.
Nota 9/10:         










2 comentários:

Layout by: Adolescente Nerd | Exclusivo Cupcake Leitor | Don't Copy